Gestão de documentos na RDC 302, regulamento técnico para funcionamento de laboratórios clínicos, traz no item:
A legislação traz em outros diversos itens sobre registros de informações relevantes para a segurança do paciente, sendo imprescindível a organização e rastreabilidade dos documentos.
A gestão de documentos no laboratório e em todas as instituições de saúde se torna essencial e obrigatório sua implementação e manutenção dessa organização de forma sistêmica para que as atualizações se torne habitual sempre que houver mudanças no processo.
Desde já falamos de gestão de documentos o que realmente precisa ser evidenciado para o laboratório ficar em conformidade com as legislações e normas de acreditação.
Sobretudo me arrisco a dizer que poucas são as instituições que estão conformes.
Mas afinal, o que é preciso para que em uma auditoria interna e ou externo todos os setores auditado possa apresentar as evidências de que cumprem com esse quesito?
A primeira coisa é manter esses documentos em um lugar apenas onde possa ser acessível por mais de um profissional da instituição e que seja de forma fácil para que se possa atualizar, apresenta a equipe e ou as inspeções e auditorias. Esse espaço seria uma pasta onde possa guardar esses arquivos de forma organizada.
Contudo vale ressaltar que sistemas de gestão da qualidade é uma excelente forma de armazenar esses arquivos editáveis onde:
Assim, fazer os treinamento da equipe que precisa ter acesso, como falaremos mais adiante.
Ainda durante esse mês vamos tratar de vários itens importantes sobre a gestão de documentos, como:
Também vamos falar do mapeamento de processos como norteador para a criação de documentos.
A Gestão de Documentos, apesar de muitos laboratórios não realizar, é uma questão de legislação e podem estar infringindo as normas.
Bem como isso pode levar consequências normativas até o lacre da empresa até a adequação.
Igualmente a Qually é uma empresa especializada em gestão da qualidade e apresenta em seus diferenciais, a gestão de documentos, com todos os itens que comentamos.
A Gestão de Documentos é uma questão de segurança do paciente, então ela precisa ser tratada com seriedade e responsabilidade.
REFERÊNCIAS
RDC 302 – Regulamento técnico para funcionamentos de laboratórios clínicos